EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS
Em entrevista concedida pela internet, o professor Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed)
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DÁ TRABALHO MAS FUNCIONA COM FLEXIBILIDADE
Ao pesquisar na internet, mais sobre a educação a distância e a flexibilidade de horário para o aluno EAD, me depare com uma entrevista concedida pela internet, o professor Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), fala sobre como deve ser o perfil de um aluno que se propõe a fazer um curso a distância de graduação e quais são os critérios de escolha de um bom curso.
A escola está passando por uma profunda mudança, o ambiente educacional tradicionalmente conteudista, linear e controlador passa a ser contextualizado, hipertextual e privilegiador da liberdade.
Inúmeras são as possibilidades de utilização do computador e de seu uso. Dentre muitas possibilidades, destaca-se, pela facilidade tecnológica, pelo retorno pedagógico e pela metodologia WebQuest, que possibilita a transmissão de informações. Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, caminhamos para uma flexibilização forte de curso, tempos espaços, gerenciamento, interação metodologias .
O currículo pode ser flexibilizado, segundo a portarias 2.253 e 4.059 do MEC, em 20% da carga total. Algumas disciplinas podem ser oferecidas total ou parcialmente a distância. O artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional introduz a educação a distância como modalidade válida para se fazer educação no Brasil. Em sua regulamentação, pelo decreto 2.494 de 10/2/98, indica como característica de educação a distância a auto aprendizagem mediada por recursos didáticos. Dessa forma, garantir a formação de pessoas para o exercício da cidadania e do trabalho com liberdade e criatividade.
Acredito que a EAD será o futuro do ensino, possui muitas vantagens e poucas desvantagens em relação aos cursos presenciais.
Para uma escola o EAD, significa enorme redução de custos em estrutura física. Para o aluno representa economia em tempo de deslocamento. Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a distância (EAD) parece ideal. Proporciona a oportunidade ao aluno de gerenciar sua própria aprendizagem.
O aluno poderá adequar seu tempo de estudo às suas necessidades, pois a EaD permite maior flexibilidade de horário, não exigindo sempre a obrigatoriedade da presença física nas aulas.
No site:
https://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2012/06/curso-a-distancia-permite-ao-aluno-flexibilidade-de-horario-3795626.html, li a entrevista de uma aluna, que fala sobre a flexibilidade de horários de um curso à distância a possibilidade de voltar para a graduação depois de uma temporada no Exterior. Antes de partir para a China, ela cursava Relações Públicas. Ou seja, Em cursos EAD, os alunos conseguem conciliar com facilidade os estudos com a rotina professional.
O uso dessas novas ferramentas, que faz com que professor e alunos assumam novos papéis e responsabilidades, trás resultados de aprendizagem diferentes. É um novo fazer conduzindo a uma nova maneira de aprender.
A educação a distância vem ganhando força e espaço cada vez mais.
Para quem pretende fazer curso a distância deverá pensar se realmente tem o perfil para essa modalidade. Entre no blog: https://educad13.blogspot.com.br/, tem um teste muito interessante (faça o teste para saber se você tem o perfil do aluno a distância).
Educação a distância requer do aluno, um grande esforço pessoal, organização, disciplina, autonomia, domínio das ferramentas operacionais e adquirir habilidades das tecnologias disponíveis. Para muitas pessoas esta realidade é assustadora, pois terá que ser um pesquisador e criativo, dedicado as atividades e aos estudos. É assumir responsabilidades, sem a presença física de um professor, lembrar que os tempos mudaram e que precisamos no adequar as novas rotinas.