EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS

 

 

Em entrevista concedida pela internet, o professor Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed)

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DÁ TRABALHO MAS FUNCIONA COM FLEXIBILIDADE

Ao pesquisar na internet, mais sobre a educação a distância e a flexibilidade de horário para o aluno EAD, me depare com uma entrevista concedida pela internet, o professor Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), fala sobre como deve ser o perfil de um aluno que se propõe a fazer um curso a distância de graduação e quais são os critérios de escolha de um bom curso.

A escola está passando por uma profunda mudança, o ambiente educacional tradicionalmente conteudista, linear e controlador passa a ser contextualizado, hipertextual e privilegiador da liberdade.

Inúmeras são as  possibilidades de utilização do computador e de seu uso. Dentre muitas possibilidades, destaca-se, pela facilidade tecnológica, pelo retorno pedagógico e pela metodologia WebQuest,  que possibilita a transmissão de informações. Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, caminhamos para uma flexibilização forte de curso, tempos espaços, gerenciamento, interação metodologias .

O currículo pode ser flexibilizado, segundo a portarias 2.253 e 4.059 do MEC, em 20% da carga total. Algumas disciplinas podem ser oferecidas total ou parcialmente a distância. O artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional introduz a educação a distância como modalidade válida para se fazer educação no Brasil. Em sua regulamentação, pelo decreto 2.494 de 10/2/98, indica como característica de educação a distância a auto aprendizagem mediada por recursos didáticos. Dessa forma, garantir a formação de pessoas para o exercício da cidadania e do trabalho com liberdade e criatividade. 

Acredito que a EAD será o futuro do ensino, possui muitas vantagens e poucas desvantagens em relação  aos cursos presenciais.

Para uma escola o EAD, significa enorme redução de custos em estrutura física. Para o aluno representa economia em tempo de deslocamento. Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a distância (EAD) parece ideal. Proporciona a oportunidade ao aluno de gerenciar sua própria aprendizagem.  

O aluno poderá adequar seu tempo de estudo às suas necessidades, pois a EaD permite maior flexibilidade de horário, não exigindo sempre a obrigatoriedade da presença física nas aulas.  

No site:

https://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2012/06/curso-a-distancia-permite-ao-aluno-flexibilidade-de-horario-3795626.html, li a entrevista de uma aluna, que fala sobre a flexibilidade de horários de um curso à distância a possibilidade de voltar para a graduação depois de uma temporada no Exterior. Antes de partir para a China, ela cursava Relações Públicas. Ou seja, Em cursos EAD, os alunos conseguem conciliar com facilidade os estudos com a rotina professional.

O uso dessas novas ferramentas, que faz com que professor e alunos assumam novos papéis e responsabilidades, trás resultados de aprendizagem diferentes. É um novo fazer conduzindo a uma nova maneira de aprender.

A educação a distância vem ganhando força e espaço cada vez mais.

Para quem pretende fazer curso a distância deverá pensar se realmente tem o perfil para essa modalidade. Entre no blog: https://educad13.blogspot.com.br/, tem um teste muito interessante (faça o teste para saber se você tem o perfil do aluno a distância).

Educação a distância requer do aluno, um grande esforço pessoal, organização, disciplina, autonomia, domínio das ferramentas operacionais e adquirir habilidades das tecnologias disponíveis. Para muitas pessoas esta realidade é assustadora, pois terá que ser um pesquisador e  criativo, dedicado as atividades e aos estudos. É assumir responsabilidades, sem a presença  física de um professor, lembrar que os tempos mudaram e que precisamos no adequar as novas rotinas.


 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.5/5 (50 votos)




ONLINE
3